O WhatsApp vem se posicionando como uma importante ferramenta de marketing, capaz de atingir até os leads mais difíceis que não poderiam ser alcançados por meio de campanhas nas redes sociais ou qualquer outro método de marketing.
Como mencionamos no artigo Como você usa o WhatsApp como estratégia para aumentar suas vendas?, pesquisas mostram que esse é o sistema de mensagens mais utilizado no Brasil, com mais de 96% dos usuários de redes sociais, de 16 a 64 anos, usando o WhatsApp . WhatsApp, equivalente a 165 milhões de usuários.
Por isso, é importante que você não apenas utilize essa ferramenta em seu processo de vendas, mas também tente fazê-lo da melhor forma possível. Com isso, trazemos 9 dicas para escrever as melhores mensagens de vendas para WhatsApp. Verificar:
1- Apresente-se e seja amigável
Esta é uma dica fundamental e serve para qualquer abordagem comercial direta ou avaliação prática. Uma mensagem sem identificação, além de desagradável, é perigosa e gera desconfiança no cliente. Quando se trata de uma mensagem de vendas, como aqui, uma boa apresentação torna-se ainda mais importante.
Lembre-se de mencionar seu nome completo, cargo e a empresa que você representa. Se possível, deixe-nos saber onde você encontrou o contato e por que você está enviando a mensagem nas primeiras linhas.
Também é muito importante ser gentil, cumprimentar e perguntar como o cliente está. Lembre-se de evitar cumprimentos tensos, como “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”.
Um exemplo de mensagem introdutória:
Olá, primeiro nome. Como você está?
Meu nome é SDR e sou SDR na Empresa. Você deu seu número de celular em nosso último evento e estou em contato com…
2 – Use as ferramentas de formatação disponíveis
O WhatsApp oferece muitos recursos de formatação que podem ajudá-lo a transmitir uma mensagem com clareza. Eles variam de emojis populares e pouco utilizados a recursos de texto que ajudam a destacar informações importantes.
Itálico: Para escrever sua mensagem em itálico, coloque um sublinhado antes e depois do texto: text
Negrito: Para destacar sua mensagem, adicione um asterisco antes e depois do texto: textoTachado: Para pular para sua mensagem, coloque um til antes e depois do texto: texto
M o n e s p a ço: Para escrever sua mensagem com monoespaço, digite três linhas antes e depois do texto:```texto```
iOS (iPhone) – Toque e segure no texto até aparecer as opções; Clique em “BIU”; Selecione a opção que você deseja: negrito, itálico, tachado ou monoespaçado.
3 – Personalize suas mensagens
A personalização garante que sua mensagem, mesmo enviada em massa, pareça ter sido escrita para cada cliente. Ajuda a evitar a frieza das mensagens automatizadas e dá um tom menos robótico aos métodos.
Existem várias maneiras de personalizar isso, a mais fácil é usar uma ferramenta que se integre ao seu banco de dados e crie um gatilho automático.
4 – Facilite
Sem conteúdo complicado e mensagens longas. Tornar mais fácil. Fale exatamente o que você precisa. O WhatsApp é uma ferramenta que é usada, em geral, de forma pessoal. Portanto, invista em mensagens informais, evite objetivos complexos ou de longo alcance.
5 – Revise o que você escreveu
Escrever de forma simples e informal não significa escrever com erros gramaticais. Sua mensagem precisa ser muito clara e coerente. Erros de ortografia os tornarão difíceis de entender e, portanto, prejudicarão seu objetivo. Revise suas mensagens e, se possível, envie um teste para testar customização, formatação, etc.
6 – Use métodos de marketing ao criar mensagens
É hora de colocar todas as técnicas de marketing que você aprendeu em uso. Seja SPIN Sales, Rapport, Neurosales ou uma combinação desses métodos. Você pode usar essas técnicas para ajudar a qualificar seus leads e entender quando esse cliente está pronto para avançar em seu funil.
7 – Inclua um CTA poderoso
CTA ou Call to Action, como a tradução literal significa, é um call to action, e funciona para direcionar o potencial para fazer o comando que você deseja.
Usar um CTA ajuda a destacar essa ação, tornando-a mais relevante para sua mensagem. Você pode fazer isso em suas mensagens de WhatsApp ligando para o cliente para visitar seu site, um produto específico, preencher um formulário ou qualquer outra ação que faça sentido em sua estratégia.
8 – Tenha um texto de mensagem predefinido
O ideal é que suas mensagens de teste do WhatsApp façam parte da sua estratégia de marketing. Com isso, é preciso prever quais mensagens serão enviadas, para quais clientes e em que momento da decisão de compra.
Isso permitirá que você pré-escreve mensagens, poste-as em uma transmissão e possivelmente troque mensagens por outros canais, como e-mail e telefonemas. Vai facilitar para toda a equipe de vendas ter acesso ao documento, tornando sua comunicação mais coesa.
Agora é hora de fazer mais com o texto, prever a personalização, formatação e atualização de todas as mensagens.
9 – Integre com o seu CRM!
Por fim, use uma plataforma de marketing e CRM para integrar o WhatsApp.